o riachense

Quinta,
25 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

José Manuel Rosário

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Há tantos burros mandando em homens de inteligência que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência (1)

 


Os indiferentes ou mais distraídos não ficaram surpreendidos com o resultado dos censos 2011 no concelho da Golegã. Os atentos não entendem a atitude do executivo municipal que, três meses após a publicação dos resultados se tenha remetido ao silêncio "enterrando" a cabeça na areia como se nada se tivesse passado nos últimos 10 ou 20 anos. Na última década, as famílias, os alojamentos e os edifícios registaram um crescimento considerável no nosso país. A população residente em Portugal registou uma evolução positiva crescendo cerca de 2%.
O aumento de hardware não foi compensado com uma actualização adequada de software. Os alojamentos e os edifícios cresceram, só que a politica seguida nos catorze anos que nos precederam, apesar dos milhões disponíveis através dos diversos quadros comunitários de apoio, apesar dos mais de 27 milhões que o actual executivo diz ter investido, o concelho da Golegã perdeu 590 residentes nos últimos 20 anos, contrariando a tendência de subida registada entre 1970 e 1991.
As opções estratégicas preconizadas por Veiga Maltez em praticamente quatro mandatos, levaram a uma perda de 3 residentes por cada mês de "governação". Actualmente, residem no nosso concelho menos de 5500 pessoas, população semelhante aos anos 30 do passado século XX. A herança deixada é má demais para ser verdade, mas é o que temos.
A perda de 228 habitantes no período compreendido entre 2001 e 2011 é resultado da falta de empenho, de políticas desajustadas e desfasadas da realidade e opções pouco consistentes no que toca a retornos. O  
Itinerário Complementar 3 e a nova travessia do Tejo não se concretizaram por falta de empenho local e regional (ambos os concelhos, Golegã e Chamusca perderam população). Em troca, a Golegã, recebeu uns milhares para construir equipamentos desnecessários, pelo menos para já. Os preços elevados da habitação e a inexistência de pelo menos uma zona industrial dotada de infra-estruturas e terrenos disponíveis capazes de cativar novos investidores, levaram à fuga maciça da nossa juventude para concelhos vizinhos. Foram catorze anos de uma política municipal virada essencialmente para receber  
Presidentes da República, Ministros e Secretários de Estado, entidades que permaneceram no máximo 24 horas no concelho. Foi muito tempo a "permitir" que as mais-valias geradas no concelho fossem canalizadas para outros concelhos mais atractivos, com PDM actualizados capazes de articular em pouco tempo o espaço rural com espaço urbano. Durante década e meia o actual executivo criou desemprego q.b. limitando-se aqui e ali a gerar algum emprego precário.
O call center criado no Concelho da Golegã não gerou mais-valias. Funcionou sempre em horário reduzido (só em época de eleições), dispôs e dispõe de apenas uma linha telefónica analógica, um único operador, chamadas barradas para o exterior e por consequência do outro lado da linha um único destinatário: o (249976...). Este serviço foi desenvolvido por um presidente que, gasta ao erário público 500 mil euros por mandato ao manter quatro (2) políticos a tempo inteiro para servir uma população inferior a 5500 habitantes com apenas duas freguesias. Gastos desta grandeza obrigam-no a recusar o transporte escolar às crianças de Mato Miranda e Casal Centeio, convidando mais uns quantos a abandonar o nosso concelho. Cabe-nos a nós, os inteligentes, reflectir e agir em conformidade não permitindo políticas descabidas que originam o decréscimo de população.

(1) Quadra de António Aleixo (1899-1949), cauteleiro e guardador de rebanhos, poeta popular.
(2) Substancialmente superior ao número de terminais de registo de apostas da Santa Casa no concelho da Golegã.

 

Actualizado em ( Quarta, 19 Outubro 2011 16:59 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária