Chefe de serviço do Centro Hospitalar Médio Tejo entre os mais bem pagos
O Tribunal de Contas publicou a “Auditoria ao Sistema Remuneratório dos Gestores Hospitalares”, que englobou a análise à situação de 198 administradores de hospitais E.P.E. nos anos 2008 e 2009. O Tribunal de Contas constata que os conselhos de administração "tomam decisões sem estudos quantitativos apropriados pressupondo que, no limite, os recursos financeiros para a saúde são ilimitados".
Uma das principais conclusões reveladas, merecedora de recomendação de reformulação urgente, aponta para um crescimento do montante total pago em salários base de 19% no biénio em que foi estudado (12 milhões em 2008 e 14,4 milhões em 2009).
O relatório compara as remunerações dos administradores com as dos médicos, concluindo que os cinco médicos mais bem pagos de cada unidade hospitalar superam em muito os vencimentos dos administradores. Os médicos com remuneração mais elevada detêm maioritariamente a categoria de chefe de serviço, o que é o caso do médico mais bem pago do Centro Hospitalar Médio Tejo (hospitais de Torres Novas, Abrantes e Tomar).
(Notícia desenvolvida na edição impressa de 19 de Outubro).