o riachense

Sábado,
27 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

António Mário Lopes dos Santos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Aos Porcos Dá-se Lavadura

 


Não sei o que faria se fosse director dum órgão de informação concelhio, ante a confissão do presidente socialista da Câmara Municipal de Torres Novas, de que o único jornal local que lê é O Almonda – os outros não passam de pasquins –, porque o recebe em casa. Talvez começasse a enviar-lho, gratuitamente, enquanto ocupar o respectivo cargo, para lhe dar a oportunidade de conhecer um pouco mais da opinião democrática concelhia e não se reter à monocórdica apologia do seu poder pessoal em que se foi transformando nos últimos anos o hebdomadário predilecto.
Não sei se me riria, certamente que sim, ante a mentira de que não lê os outros, a que chama «pasquins», o que ele, como actual professor do ensino superior tecnológico muito bem deve saber, desmente, já que só se define o que se conhece, só se agride e tenta ofender o que origina alergias mentais ou linguagem de caserna o que se lhe coloca no caminho: as pedras duras da realidade.
Mas não me calaria ante a bacorada.
Um qualquer António Rodrigues pode dizer o que lhe apetece. Mas António Rodrigues, presidente da Câmara, não pode usar os processos de Nero que incendiou Roma para compor uma ode e, temeroso à posteriori das consequências, acusou os cristãos desse crime, abrindo os processos para a sua execução nos coliseus italianos. Se António Rodrigues não é democrata, é com ele. O cargo que ocupa, quanto a mim mal, deve-o à democracia. E a regra fundamental da democracia é o pluralismo.
Percebe-se, até por relação familiar, as razões da sua opção de leitura. E que tenho optado, para seu principal assessor, o antigo director interino desse semanário, após o «empurrão», nunca clarificado publicamente, ao ex -director Dr. Bento Leão.
Talvez seja a contrapartida, pergunto-me, duma célebre reportagem por aquele feita em Timor, com curiosa fotografia de equipa de trabalho autárquica no citado semanário? Se é certo que são inexplicáveis os desígnios do Senhor, como se afirma na Igreja, não é menos certo o Segredo, por vezes bem pouco ético, com que os homens se disfarçam em Seu Nome.
Rodrigues faz-me lembrar três personagens shakespearianas da política nacional e uma outra, europeia: Cavaco Silva, que não lia a imprensa, raramente se enganava e tudo sabia; Alberto João Jardim, que subsidiava governamentalmente um jornal para lhe fazerem, desde o horóscopo ao elogio, criando a mística do Salvador da Madeira; José Sócrates, que tinha quem lesse por ele e lhe escrevesse a apologia do empreendorismo do crescimento que deu nisto; e, na Europa, Berlusconi, que, apesar do seu monopólio da imprensa e televisão, está no fim da sua carreira política, sem que alguém o tente auxiliar a não ir ao fundo com o seu império mediático e os seus abusos de alcova.  
As três figuras nacionais são altamente responsáveis pela situação crítica a que este país chegou. Berlusconi, o símbolo decadente duma Itália que ainda vive da aliança entre Mussolini e a Democracia Cristã, com a atenção protectora da Mafia.
Mas como o segredo é a alma do negócio, e a justiça portuguesa tem como espelho os casos da Casa Pia, do BPN, de Isaltino de Morais e a telenovela que agora começou intitulada Face Oculta, não sei se alguma vez se saberá como essas três figuras nacionais foram, com a intervenção política, carreando para os seus bens familiares o que a formiga faz durante o verão para sobreviver no Inverno.
Como a economia paralela representa vinte e tal por cento do Produto Interno Bruto, também as fortunas de certos políticos têm pouco a ver com as declarações dos seus bens que o Tribunal Constitucional recolhe sem investigar a veracidade.
Aos porcos dá-se lavadura, também afirmou o presidente da Câmara de Torres Novas dos jornais, senhores directores, que dirigem.
Para quem assume tanta ignorância sobre o que na imprensa concelhia se escreve, a linguagem de sarjeta com que classifica os que lhe não lambem as botas demonstra como a bílis lhe azeda o sangue por aquela não lhe ir colocando as placas auto elogiosas com que procura comprar a eternidade terrena do seu nome, mas antes vir a público questionar-lhe não só a obra, mas também os custos, os gastos principescos, as viagens à Mário Soares, os preços finais das obras realizadas ante o aprovado em concurso, o descuro do ambiente, o abandono das freguesias rurais, a indiferença ante a destruição dos centros médicos, das valências hospitalares, a aceitação do pagamento nas SCUTS, a consciente não aprovação do PDM, que permitiu tantos anos de anarquia urbanística, o não cumprimento dos prémios que as suas Câmaras criaram, mas não pagaram, como os dois infelizes prémios Maria Lamas, o recente e o anterior, de poesia.
De facto é essa a lavadura que há mais de duas décadas se foi dando aos munícipes. Com uma diferença essencial: estes pagam bem caro a que comem, ao passo que António Rodrigues come a que é paga por aqueles que não têm possibilidade económica de a comer nos restaurantes que frequenta.
Talvez por isso, senhores directores da imprensa considerada pasquim, eu, simples colaborador pasquineiro, não deixo que o rei continue nu sem que ninguém lho diga.

 

 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária