o riachense

Sexta,
19 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Mária Pombo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Desprendimento

 


– Há muito que não sei nada de ti – disse-me.
Estou aqui. Precisamente no mesmo sítio. Fico calada, quieta. Não se ouve a minha respiração e apenas os olhos se movem. O peito balança suavemente. Movimentos imprecisos e desordenados.
Não quero este mundo. Já não faço parte dele. Sou apenas espelho. E um dia serei memória.
Fico aqui. Estou calada mas os ouvidos latejam. Ouço os passos das multidões, os ruídos dos mexericos estrondosamente amplificados e em eco. Ouço tudo e não reconheço nada.
Paro. Sinto o fumo das castanhas, que me dá nojo nesta altura. Só nesta altura, só desta vez. Sempre gostei, hoje dá-me nojo. Agora está a dar-me nojo.
Continuo aqui. O meu corpo já não é meu, eu já não sou daqui. O meu corpo é apenas corpo, já não me tem. É apenas matéria, [des]ilusão.
Fico. Os olhos estão abertos de uma forma assustadora. Não os consigo fechar. Já secaram e se feriram com o sal das lágrimas, as mesmas que também desapareceram. Até as lágrimas fugiram, preferiram inundar outros olhos. Mais bonitos, talvez.
Estou aqui mas não conto a ninguém. Quero ficar comigo. Neste canto que já tem as minhas formas, que já conhece o meu cheiro. Talvez um dia também ele se canse e me mande embora. Nesse dia mudarei o tom da minha voz, a cor das minhas roupas e o jeito do meu cabelo. Quem sabe a textura da minha pele também se altere.
Hoje a minha pele é macia, num contraste perfeito com a aspereza do coração.
Tenho sono. Quero adormecer e voltar a sentir a ingenuidade miúda. E sinto o corpo a baloiçar. Quero partir, querendo ficar.
Continuo por cá. Um dia serei diferente. Um dia, os músculos da minha cara vão voltar a mexer-se. Mas hoje não. Não quero. Quero que sejam preguiçosos. Já me cansei de os obrigar a esboçar sorrisos sem terem vontade.
Permaneço. A posição é a mesma, o olhar é o mesmo, o penteado não se alterou. Mas já nada disto é meu. Já me libertei destas trivialidades. Já há algum tempo.
– Há muito que também não sei nada de mim – respondi.

Actualizado em ( Quarta, 23 Novembro 2011 15:59 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária