o riachense

Domingo,
27 de Maio de 2018
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Património aos bocados

Património aos bocados
O Museu Agrícola de Riachos é a expressão da identidade rural riachense. Lá podemos observar objectos que testemunham, pela memória, as tecnologias agrícolas, as actividades profissionais, os quotidianos e modos de vida, unidos pela temática da agricultura e da ruralidade, que ainda vai identificando uma terra e uma região.
No entanto, esses mesmos objectos que constituem o espólio do museu, são também representativos de outros contextos e universos, podendo ser analisados pelos olhos da sistematização, da técnica, da origem ou da história. Esta é uma abordagem que mostra outras facetas dos objectos do MAR, para além daquelas que nos foram outrora úteis e que lá estão hoje registadas.
 

Cânhamo

Cânhamo

Existe no Museu Agrícola um espólio completo sobre a produção do cânhamo na região, composto por objectos e ferramentas (gramadeiras, espadelas, plantas) e documentação (fotografias, trabalhos académicos, publicações oficiais e revistas).

Actualizado em ( Sexta, 27 Fevereiro 2015 13:08 )

Continuar...

Cangas

Cangas

Uma das peças mais reproduzidas pelos artesãos do Museu Agrícola é a canga. Há-as às dezenas na oficina, desde em miniatura com diversos tamanhos, até às que são feitas segundo a escala real.

Actualizado em ( Sexta, 27 Fevereiro 2015 13:07 )

Continuar...

Latoaria

Latoaria

O Museu Agrícola de Riachos tem uma variedade notável de peças de latoaria, na sua maioria, construídas para utilizações relacionadas com o trabalho.

Actualizado em ( Sexta, 27 Fevereiro 2015 13:05 )

Continuar...

Arados

Arados

 

Assim que se entra no MAR observa-se, elevado na parede, um articulado, enegrecido e esbelto ser: o arado de tipo radial.

Actualizado em ( Sexta, 27 Fevereiro 2015 13:14 )

Continuar...
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária